Scientia

Noticias

Noticias

Aguinaldo de Jesus Moraes Marques ingressou no mestrado do Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará, sob orientação do Dr. Diogo Costa, com projeto intitulado “A variabilidade artefatual nas ocupações Bela Vista na Volta Grande do Xingu”. Considerando os artefatos cerâmicos e suas características morfológicas, tecnológicas e decorativas, a proposta principal do projeto é compreender a variabilidade da cerâmica e as possíveis relações existentes entre os 11 sítios de denominação Bela Vista escolhidos para estudo. Também se buscará, a partir da análise de dispersão destes fragmentos nos sítios, entender as ocupações e suas possíveis relações intra e inter-sítios. O material arqueológico provém do projeto de Arqueologia Compensatória da UHE Belo Monte, desenvolvido pela Scientia Consultoria Científica.

Andrey Maciel Castro ingressou no mestrado do Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará no ano de 2018, sob orientação do Dr. Diogo Costa, com projeto intitulado “Relação de troca entre grupos cerâmicos: o caso Koriabo e Arauquinoid no médio Xingu”. O projeto tem como objeto a relação pessoa-objeto-ambiente entre dois grupos produtores de cerâmica no médio xingu: koriabo e arauquinóide, cuja dispersão é conhecida pela sua persistência estilística em profundidade temporal e é abrangência geográfica. O registro material desses grupos está aglutinado na costa atlântica, em uma grande área denominada de escudo das Guianas. Com as recentes pesquisas de salvamento junto ao empreendimento UHE Belo Monte, foram também identificados na volta grande no Xingu. O objeto do projeto é investigar as hipotéticas rotas desses grupos, suas relações sociais e em relação ao meio ambiente da bacia xinguana a partir dos testemunhos cerâmicos resgatados na região.

 

Incentivo a iniciativas científicas, culturais e educativas

  • Apoio ao 4º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto – 4º CBAI, que aconteceu no período de 22 a 26 de Outubro de 2018, na cidade de Fortaleza (CE). Link
  • Parceria com o Clubinho da Tartaruga do Programa Quelônios da Amazônia, desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade.
  • Apoio parcial ao XVII Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), Belém, 2009.
  • Apoio parcial ao II Encontro da Regional Sudeste da Sociedade de Arqueologia Brasileira - SAB Sudeste, Rio de Janeiro, 2009.
  • Apoio parcial ao VI Encontro da Sociedade Brasileira de Arqueologia - SAB Sul, Florianópolis, 2008.
  • Apoio parcial ao XVI Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), Belém, 2008.
  • Apoio parcial ao Seminário de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva Solidária e Responsabilidade Socioambiental do Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, 2008.
  • Apoio parcial ao Seminário do Programa de Coleta Seletiva Solidária, Belém, 2008.
  • Apoio parcial à publicação da revista Vestígios: Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica, v.2, n.2, jul./dez. 2008.
  • Apoio parcial ao XV Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), Belém, 2007.
  • Apoio parcial ao Evento Comemorativo ao Ano Internacional do Planeta Terra: Água e Meio Ambiente na Amazônia do Museu Paraense Emílio Goeldi. Belém, 2007.
  • Apoio parcial à publicação da revista da Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB, v.14/15, 2003.

Últimas Notícias

08/2014

Making of ...

RS Web Interactive: agenciars.com.br