Scientia

Noticias

Noticias

Participação do I Seminário Científico do Vale do Peruaçu Água e Clima: Uso e conservação dos recursos hídricos - I SCIVAPE
O Seminário Científico do Vale do Peruaçu (SCIVAPE) é um evento de edição bienal destinado a divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas por diferentes instituições nas áreas legalmente protegidas localizadas na sub-bacia hidrográfica do rio Peruaçu, no norte de Minas Gerais. A criação do evento partiu da necessidade de integração dos trabalhos científicos junto à população local, bem como promover a integração das diferentes instituições de ensino, pesquisa e do terceiro setor que coordenam a realização destas pesquisas.

O I SCIVAPE foi organizado pelo Parque Nacional e Área de Proteção Ambiental Cavernas do Peruaçu, do Instituto Chico Mendes (ICMBio), em parceria com o Grupo de Espeleologia e Estudos Orientados de Januária, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Associação de Agentes Ambientais do Vale do Rio Peruaçu, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) e Instituto Estadual de Florestas (IEF). Contou com a colaboração da Prefeitura Municipal de  Januária, da Prefeitura Municipal de Itacarambi e da Prefeitura Municipal de São João das Missões, com apoio financeiro da GERDAU por meio do Termo de Compromisso Ambiental TCA Nº 101/2014/ICMBio.
Durante o evento foi apresentado o trabalho “A tradição Nordeste no Vale do Peruaçu; um novo olhar em seus grafismos” de autoria de Lilian Panachuk, Tania Andrade de Lima e Daniel Cruz, envolvendo o Programa de Doutorado em Arqueologia da UFMG, o Museu Nacional, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Scientia Consultoria Científica.

veja a matéria aqui - Link

Incentivo a iniciativas científicas, culturais e educativas

  • Apoio ao 4º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto – 4º CBAI, que aconteceu no período de 22 a 26 de Outubro de 2018, na cidade de Fortaleza (CE). Link
  • Parceria com o Clubinho da Tartaruga do Programa Quelônios da Amazônia, desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade.
  • Apoio parcial ao XVII Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), Belém, 2009.
  • Apoio parcial ao II Encontro da Regional Sudeste da Sociedade de Arqueologia Brasileira - SAB Sudeste, Rio de Janeiro, 2009.
  • Apoio parcial ao VI Encontro da Sociedade Brasileira de Arqueologia - SAB Sul, Florianópolis, 2008.
  • Apoio parcial ao XVI Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), Belém, 2008.
  • Apoio parcial ao Seminário de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva Solidária e Responsabilidade Socioambiental do Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, 2008.
  • Apoio parcial ao Seminário do Programa de Coleta Seletiva Solidária, Belém, 2008.
  • Apoio parcial à publicação da revista Vestígios: Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica, v.2, n.2, jul./dez. 2008.
  • Apoio parcial ao XV Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), Belém, 2007.
  • Apoio parcial ao Evento Comemorativo ao Ano Internacional do Planeta Terra: Água e Meio Ambiente na Amazônia do Museu Paraense Emílio Goeldi. Belém, 2007.
  • Apoio parcial à publicação da revista da Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB, v.14/15, 2003.

Últimas Notícias

08/2014

Making of ...

RS Web Interactive: agenciars.com.br