Scientia

Noticias

Noticias

Patrimônio arqueológico ao alcance da comunidade

Patrimônio Arqueológico Durante a "I Semana de Arqueologia" de Juruti, realizada de 2 a 5 de Abril, durante as comemorações pelos 125 anos de fundação do município de Juruti, os moradores conheceram um pouco sobre seus antepassados por meio de palestras, exibição de filme, oficinas de argila e exposição de peças arqueológicas datadas, aproximadamente, de dois mil anos. O objetivo foi promover o conhecimento e a valorização da herança cultural por conta de 85 sítios arqueológicos localizados durante os estudos para licenciamento ambiental da Alcoa Mina de Juruti.

O Evento foi uma promoção da Alcoa em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realizado pela Scientia Consultoria, empresa contratada da Companhia e que executa os Programas de Prospecção e Resgate Arqueológico e Educação Patrimonial do empreendimento.

A programação reuniu público de todas as idades. No mesmo clima de curiosidade e de descoberta os visitantes da “I Semana de Arqueologia” assistiram ao filme “Narradores de Javé”, dirigido por Eliane Caffé, que trata sobre a preservação de patrimônio cultural, tendo com pano de fundo a construção de uma barragem em Galameira da Lapa, cidade do interior da Bahia. O filme levantou a discussão sobre patrimônios familiar e histórico-arqueológico. As crianças ainda aprenderam a modelar em argila réplicas de fragmentos de cerâmica e pedra encontradas nos 85 sítios arqueológicos.

Cursos

Em função das descobertas arqueológicas em Juruti, várias outras atividades em Educação Patrimonial estão sendo desenvolvidas pela Alcoa. Cursos capacitam educadores da cidade e comunidades rurais para aplicar em salas de aula o conhecimento sobre os sítios arqueológicos. Até o ano de 2009, estudantes, professores, oleiros e artesãos irão participar de outros módulos do curso.

"Todas as atividades planejadas por esse PCA de Educação Patrimonial estão correlacionadas e têm como foco o patrimônio histórico do município. Essas e outras discussões previstas nessa área são importantes para a população local entender a importância dos sítios arqueológicos e valorizar a herança cultural", assegura Maurício Macedo, Gerente de Sustentabilidade e Assuntos Institucionais da Alcoa Mina de Juruti.


FONTE: Patrimônio arqueológico ao alcance da comunidade Revista Juruti, Juruti, ano 2, n. 20, abr 2008.

Incentivo a iniciativas científicas, culturais e educativas

  • Apoio ao 4º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto – 4º CBAI, que aconteceu no período de 22 a 26 de Outubro de 2018, na cidade de Fortaleza (CE). Link
  • Parceria com o Clubinho da Tartaruga do Programa Quelônios da Amazônia, desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade.
  • Apoio parcial ao XVII Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), Belém, 2009.
  • Apoio parcial ao II Encontro da Regional Sudeste da Sociedade de Arqueologia Brasileira - SAB Sudeste, Rio de Janeiro, 2009.
  • Apoio parcial ao VI Encontro da Sociedade Brasileira de Arqueologia - SAB Sul, Florianópolis, 2008.
  • Apoio parcial ao XVI Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), Belém, 2008.
  • Apoio parcial ao Seminário de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva Solidária e Responsabilidade Socioambiental do Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, 2008.
  • Apoio parcial ao Seminário do Programa de Coleta Seletiva Solidária, Belém, 2008.
  • Apoio parcial à publicação da revista Vestígios: Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica, v.2, n.2, jul./dez. 2008.
  • Apoio parcial ao XV Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), Belém, 2007.
  • Apoio parcial ao Evento Comemorativo ao Ano Internacional do Planeta Terra: Água e Meio Ambiente na Amazônia do Museu Paraense Emílio Goeldi. Belém, 2007.
  • Apoio parcial à publicação da revista da Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB, v.14/15, 2003.

Últimas Notícias

08/2014

Making of ...

RS Web Interactive: agenciars.com.br