Scientia

Noticias

Noticias

Primeiro passeio pelo centro histórico de Porto Velho atrai a população

Cerâmicas de Juruti O feriado de 7 de setembro, Dia da Independência brasileira, foi a data escolhida pela Santo Antônio Energia para o primeiro Passeio pelo Centro Histórico de Porto Velho. Funcionários da empresa de arqueologia Scientia Consultoria Científica, parceira da concessionária na ação, além de moradores da região e alunos de turismo da Faculdade São Lucas, levaram os visitantes para conhecer os principais pontos históricos da cidade, destacando a sua importância e relembrando relatos e lendas que envolvem as construções. As próximas edições do evento acontecerão nos feriados dos dias 12 de outubro e 15 de novembro.

Depoimentos

Cerâmicas de Juruti Hokney França, natural de Porto Velho e pesquisador da história da cidade, fez todo o percurso e elogiou a iniciativa. "Esta atividade deveria ser freqüente e divulgada nas escolas, para que os estudantes conheçam o nosso patrimônio histórico". Já Marta Coelho, técnica em enfermagem, gostou do passeio aos pontos históricos, especialmente à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré: "A gente vinha aqui na estação, olhava os galpões, mas nunca teve ninguém para contar a detalhes da história da ferrovia. A curiosidade aumentou quando passaram a minissérie 'Mad Maria', mas como eu disse, não havia quem falasse dos fatos reais."

Trajetos

Cerâmicas de JurutiSão três opções de roteiro com diferentes tempos de duração e temas. Uma das rotas inclue a visita à Loja Maçônica, que pela primeira vez estará aberta ao grande público, como parte das comemorações ao centenário da comunidade maçom da região. Amarelo: Mercado cultural, prédio do Relógio e Estrada de Ferro Madeira Mamoré (duração: 45 minutos) Três Caixas d´Água, Marco Geográfico (zero), Mirante II - vista para o complexo Mamoré, Rio Madeira e UHE Santo Antônio (duração: 30 minutos) Azul: Catedral, Loja Maçônica, Palácio Presidente Vargas, Praça Getúlio Vargas e Mercado Cultural (duração: 25 a 30 minutos)

FONTE: Primeiro passeio pelo centro histórico de Porto Velho atrai a população. set. 2009.

Disponível em: www.santoantonioenergia.com.br

Incentivo a iniciativas científicas, culturais e educativas

  • Apoio ao 4º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto – 4º CBAI, que aconteceu no período de 22 a 26 de Outubro de 2018, na cidade de Fortaleza (CE). Link
  • Parceria com o Clubinho da Tartaruga do Programa Quelônios da Amazônia, desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade.
  • Apoio parcial ao XVII Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), Belém, 2009.
  • Apoio parcial ao II Encontro da Regional Sudeste da Sociedade de Arqueologia Brasileira - SAB Sudeste, Rio de Janeiro, 2009.
  • Apoio parcial ao VI Encontro da Sociedade Brasileira de Arqueologia - SAB Sul, Florianópolis, 2008.
  • Apoio parcial ao XVI Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), Belém, 2008.
  • Apoio parcial ao Seminário de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva Solidária e Responsabilidade Socioambiental do Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, 2008.
  • Apoio parcial ao Seminário do Programa de Coleta Seletiva Solidária, Belém, 2008.
  • Apoio parcial à publicação da revista Vestígios: Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica, v.2, n.2, jul./dez. 2008.
  • Apoio parcial ao XV Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), Belém, 2007.
  • Apoio parcial ao Evento Comemorativo ao Ano Internacional do Planeta Terra: Água e Meio Ambiente na Amazônia do Museu Paraense Emílio Goeldi. Belém, 2007.
  • Apoio parcial à publicação da revista da Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB, v.14/15, 2003.

Últimas Notícias

08/2014

Making of ...

RS Web Interactive: agenciars.com.br