Scientia

Noticias

Noticias

Vestígios arqueológicos com 7 mil anos são descobertos

Vestígios arqueológicos

Em mais um trabalho de pesquisa no canteiro de obras da UHE Santo Antônio, a Scientia Consultoria Científica, empresa parceira da Santo Antônio Energia na realização do Programa da Conservação do Patrimônio Arqueológico, Pré-Histórico e Histórico, descobriu vestígios arqueológicos que indicam a existência de habitantes na região há, pelo menos, 7 mil anos.

O local da descoberta, uma área de 22, 4 mil m² na margem esquerda do rio madeira, foi nomeada pelos pesquisadores como Sítio Arqueológico Garbin. O trabalho de escavação e resgate de todo esse material começou em 2008, antes mesmo do início da construção da UHE. De lá, os arqueólogos já retiraram mais de mais de 6 mil peças de pedra lascada, instrumentos utilizados pelos índios para perfurar, cortar, raspar, e mais de 2 mil fragmentos de vasilhas cerâmicas, utilizadas para cozinhar, armazenar e consumir alimentos.

O material resgatado foi identificado e enviado para datação em laboratório. O objetivo da análise é tentar identificar, a partir das peças produzidas, como esses habitantes viviam e que tipo de atividades eles realizavam. "A partir dessas descobertas sobre o passado, ajudamos a reconstituir a história da região", destaca a arqueóloga da Scientia Silvana Zuse.

 

FONTE: Vestígios arqueológicos com 7 mil anos são descobertos. Março 2010.

Disponível em: http://www.santoantonioenergia.com.br/site/

Incentivo a iniciativas científicas, culturais e educativas

  • Apoio ao 4º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto – 4º CBAI, que aconteceu no período de 22 a 26 de Outubro de 2018, na cidade de Fortaleza (CE). Link
  • Parceria com o Clubinho da Tartaruga do Programa Quelônios da Amazônia, desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade.
  • Apoio parcial ao XVII Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), Belém, 2009.
  • Apoio parcial ao II Encontro da Regional Sudeste da Sociedade de Arqueologia Brasileira - SAB Sudeste, Rio de Janeiro, 2009.
  • Apoio parcial ao VI Encontro da Sociedade Brasileira de Arqueologia - SAB Sul, Florianópolis, 2008.
  • Apoio parcial ao XVI Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), Belém, 2008.
  • Apoio parcial ao Seminário de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva Solidária e Responsabilidade Socioambiental do Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, 2008.
  • Apoio parcial ao Seminário do Programa de Coleta Seletiva Solidária, Belém, 2008.
  • Apoio parcial à publicação da revista Vestígios: Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica, v.2, n.2, jul./dez. 2008.
  • Apoio parcial ao XV Seminário de Iniciação Científica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), Belém, 2007.
  • Apoio parcial ao Evento Comemorativo ao Ano Internacional do Planeta Terra: Água e Meio Ambiente na Amazônia do Museu Paraense Emílio Goeldi. Belém, 2007.
  • Apoio parcial à publicação da revista da Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB, v.14/15, 2003.

Últimas Notícias

08/2014

Making of ...

RS Web Interactive: agenciars.com.br